Você quer uma geladeira nova e não sabe como escolher o modelo ideal? Então, confira nossas dicas abaixo e encontre a sua!
Além de atender às necessidades de todos os moradores da casa, a escolha da geladeira deve contar com diversas características importantes, como sua cor, tamanho, recursos especiais, dentre outros.
Saber escolher a melhor geladeira é importante para que você não fique frustrado e tenha que trocar o produto em pouco tempo, por isso, confira a seguir como escolher a geladeira ideal para as suas necessidades.
Como escolher a geladeira nova ideal para sua casa?;
Se você quer escolher modelos de geladeiras que combinem com a sua casa e com as suas necessidades, fique neste post, porque vamos te contar o que deve ser levado em consideração na hora de escolher a melhor geladeira. Confira!
1) Tamanho e capacidade
Os primeiros critérios que você deve considerar para escolher a sua geladeira nova são o tamanho e a capacidade, podendo optar por uma geladeira pequena, média ou grande.
Esses critérios devem ser determinados conforme o tamanho da cozinha e a quantidade de pessoas na sua família.
Para os solteiros de plantão, ou casais sem filhos, uma geladeira pequena, de aproximadamente 340 litros, já atende as necessidades dos moradores.
Já para famílias de até quatro pessoas, uma geladeira de 400 litros pode ser a opção ideal.
No entanto, famílias maiores precisam de modelos mais robustos. Nesse caso, o ideal é escolher uma geladeira de 500 litros ou mais, lembrando que a capacidade interna influencia no tamanho externo do eletrodoméstico.
2) Modelos de geladeira
Outro ponto importante é conhecer os principais modelos de geladeira. Há diversas opções de cores e acabamentos em aço escovado e inox.
Geladeira de 1 porta
A geladeira 1 porta é o modelo mais simples e menor. Ela tem um freezer interno e, por ser uma geladeira pequena, é uma boa opção para quem tem uma cozinha compacta.
As geladeiras duplex têm o freezer separado e por isso têm um espaço de armazenamento interno maior. Alguns modelos duplex também podem ser encontrados no modelo de geladeira inverse.
Geladeira de 3 portas
A geladeira 3 portas é muito comum nos modelos de geladeira side by side e em modelos que contam com a porta do freezer separada. Ela é mais arrojada e moderna e ocupa mais espaço na cozinha.
Analisar os modelos é importante para verificar qual deles é mais adequado para o tamanho da sua cozinha.
Além disso, para fazer a escolha ideal, você deve entender se você deseja uma decoração mais clássica ou moderna, além de pedir dicas para os amigos com aquela cozinha dos sonhos.
3) Espaço interno
O espaço interno também deve ser avaliado conforme a sua rotina na cozinha. Além disso, veja se as prateleiras da geladeira são resistentes e se há compartimentos especiais para latas e até mesmo dispenser de água na porta.
O tamanho da gaveta de legumes e verduras também deve ser levado em consideração, principalmente se você gosta de cozinhar todos os dias.
4) Tipo de degelo
Com o tempo, é normal que se formem camadas de gelo nas paredes do freezer. Quando isso acontece, o funcionamento do refrigerador é prejudicado.
Então, se você é daquelas pessoas com preguiça de descongelar a geladeira, precisa ficar atento ao tipo de degelo. Veja quais são eles!
Geladeiras Frost Free
A geladeira frost free é bastante prática, já que não deixa que o gelo se forme nas laterais do freezer. Ela é ideal para quem não gosta ou não tem tempo de descongelar a geladeira.
Geladeiras Cycle Defrost
A geladeira cycle defrost tem um sistema que diminui a formação de gelo, sendo necessário realizar o degelo apenas duas vezes por ano de forma manual. A vantagem do modelo é que ele é mais barato e consome pouca energia.
Geladeiras com Degelo Seco
A geladeira com degelo seco oferece um excelente custo-benefício, além de ser bastante prática. Ela tem um sistema de descongelamento semiautomático, no qual a água vai para um compartimento lateral ou traseiro, onde é evaporada.
Degelo Manual
Essa é a opção mais comum, presente nos modelos mais básicos. As geladeiras com degelo manual precisam ser desligadas sempre que a camada de gelo atinge a espessura de 1 cm.
Degelo Semiautomático
O modelo funciona de forma parecida com o anterior, a diferença é não haver necessidade de desligar a geladeira para o processo de degelo.
5) Consumo de energia
A geladeira é responsável por cerca de 14% do valor total da sua conta de energia elétrica. Modelos mais sofisticados (com freezer embaixo, dispenser de água e outros recursos) ou geladeiras inteligentes podem influenciar.
Então, para escolher uma geladeira com bom custo-benefício, é preciso observar o consumo de energia.
As vêm com o selo da Procel, que indica os índices desse consumo, sendo que a classificação A é o modelo de geladeira mais econômica e a classificação G a que mais consome energia.
Agora que você já sabe como escolher a melhor geladeira, chegou a hora de decidir qual geladeira comprar. Lembre-se de considerar suas necessidades, o espaço disponível na cozinha e o consumo de energia. Com essas dicas, você certamente encontrará a geladeira ideal para a sua casa, seja ela pequena, média ou grande, e ainda poderá economizar na conta de energia.
Não se esqueça de pesquisar e comparar preços para encontrar uma geladeira barata, mas que atenda a todas as suas exigências. Seja no modelo 1 porta, duplex ou 3 portas, com certeza existe uma geladeira perfeita para você!
Esperamos que este artigo tenha sido útil para você entender como escolher uma boa geladeira. Siga as dicas e aproveite seu novo eletrodoméstico com satisfação garantida!