Celulares e Console

Como capturar a foto perfeita com as lentes de um celular?

A tecnologia dos celulares está cada vez mais avançada e dá uma mãozinha, com resultados inspiradores

Já diz o ditado que uma imagem vale mais do que mil palavras. Mas em tempos de fake news e programas de edição gratuitos, não dá para confiar em tudo que se vê. Sendo assim, uma foto natural, sem filtro, é muito mais apreciada e valorizada, para quem quer ver o mundo por uma ótica mais realista. Atualmente, não precisa ser um grande fotógrafo para capturar um momento de forma bela, harmônica e lúdica, e a tecnologia das lentes de celular está cada vez mais avançada e dá uma mãozinha, com resultados inspiradores.

Algumas dicas podem ser muito úteis para eternizar momentos e registrar lindas fotos sem muito esforço, utilizando o companheiro de todas as horas: o smartphone.

Lentes limpas

Pode parecer uma dica óbvia, mas lentes sujas, gordurosas e empoeiradas podem estragar uma fotografia. Para limpar, basta passar um pano limpo por cima, com cuidado para não arranhar a lente. Faça testes para conferir se a câmera está realmente limpa.

Como capturar a foto perfeita com as lentes de um celular?

Xô, treme-treme!

O momento era perfeito, mas a foto saiu tremida. Às vezes, não haverá outra chance de a fotografia ser capturada. O que fazer nas próximas vezes? A dica é simples, mas muita gente não faz: segurar o smartphone com as duas mãos. Além de trazer mais estabilidade para a foto, é mais seguro para a integridade do seu celular.

Grade na câmera

Para enquadrar a fotografia e não deixá-la torta, outra dica é ativar a grade da sua câmera. Vai te ajudar a centralizar objetos e também vai ser útil em fotos que tenham o horizonte como cenário. Para ativar, basta ir a configurações e selecionar linhas de enquadramento ou grade da câmera – o nome varia de acordo com o software do smartphone.

De olho na luz

Com o olhar mais treinado, você vai conseguir bater o olho na luz ideal para sua fotografia ou filmagem. Tenha atenção para não estar contra a luz, ou a fotografia com sombras desagradáveis, que podem estragar a imagem capturada. Se for o caso de uma selfie ou vídeo, em que alguém é o centro das atenções, o mais importante é que o rosto da pessoa esteja bem iluminado, e o fundo do cenário entra em segundo plano. Em ambientes abertos, o jeito é testar a luz mesmo, ir movimentando a câmera até encontrar a iluminação ideal.

#Semfiltro

Para capturar a foto perfeita, esqueça os filtros das câmeras de celular e tire a foto ao natural. Alguns efeitos estragam as imagens, distorcem a fisionomia das pessoas e deixam as cores muito artificiais. Um efeito que suaviza a pele é legal, mas às vezes deixa a imagem toda plastificada, sem as marcas reais da realidade.

Como capturar a foto perfeita com as lentes de um celular?

Qualidade da imagem

Algumas câmeras de smartphone vêm programadas para tirar fotografias em maior resolução, como as câmeras do iPhone, por exemplo. Você sabe o que é resolução de imagem? De forma bastante reduzida, corresponde à quantidade de detalhes e nitidez presentes em fotos virtuais. Em compensação, quanto mais detalhes uma imagem tiver, mais demorado será para carregar na internet. Por isso, em redes sociais, por exemplo, as imagens estão em baixa resolução, para que tenham carregamentos rápidos. 

Então decida qual será a qualidade da fotografia, de acordo com o seu objetivo. Se o foco for capturar detalhes e imprimir a foto, por exemplo, invista em uma imagem em alta qualidade, que irá reproduzir tais detalhes. Mas se a necessidade for apenas um registro para redes sociais, não precisa se preocupar tanto com alta qualidade.

A dica principal é se divertir, testar e se entregar ao imperfeito da vida. Uma foto maravilhosa é impactante, mas a realidade também tem seus incríveis matizes. Capturar um lindo momento é importante, mas vivê-lo é fundamental.

João Pedro Rodrigues

Dono e escritor do site imobys.com, estudante de ciência da computação e apaixonado por programação e tecnologia. Dono do websites e Aplicativos

Você pode gostar também

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button