Perdeu o smartphone? Veja como rastrear qualquer celular e recupere já o seu!

Perdeu o smartphone? Veja como rastrear qualquer celular e recupere já o seu!

28 de julho de 2021 0 Por João Pedro Rodrigues

Existem alguns protocolos a serem realizados logo após a perda de um celular. Sendo o primeiro deles como rastrear qualquer celular e por fim, bloqueá-lo. A fim de torná-lo inutilizável para os ‘novos donos’. Neste artigo iremos ver as principais técnicas de rastreamento utilizadas e por fim, como realizar o bloqueio parcial. 

Todos os procedimentos abaixo serão válidos para todos os modelos de celulares. Seja Android,  MUI e iOS. 

Como rastrear qualquer celular? 

Todo o processo de rastreio de celular é realizado através de contas locais instaladas no aparelho. Em contrapartida, as opções de bloqueio através do IMEI local do dispositivo. Os tópicos em negrito serão detalhados em breve.

De acordo com o sistema operacional do celular, o processo ocorre de maneira diferente. Veja como rastrear qualquer celular Android e logo em seguida iOS. O MUI é apenas um complemento do Android, cujo provém dos celulares da marca chinesa Xiaomi.

Android

O processo de rastreio de um celular Android é bem simples. A má notícia é que é necessário estar com a opção pré-ativada. O primeiro passo é acessar o site do Google Gerenciador de dispositivos, clicando neste link.

Então, o usuário irá realizar login em sua conta Google e irá ver todos celulares vinculados a conta em questão. Sendo possível observar algumas informações do dispositivo, dentre elas, se a opção de rastreio está ativa ou não.

É possível observar no mapa a real localização do dispositivo ou dispositivos em questão. Caso a opção esteja desativada, é impossível rastrear através do Google Gerenciador de dispositivos.

Como ativar?

Dentro do smartphone, é necessário ir até as configurações do aparelho. E então, navegar até as ferramentas Google e procurar por “segurança”. Ao chegar, é necessário ir em ‘Encontre dispositivo’ e ativar a opção. Sendo possível realizar o teste seguindo os passos do tópico anterior.

iOS

Nativamente o Iphone possui opções e ferramentas de excelência no quesito rastreamento. Então, possui uma ferramenta semelhante ao Google Gerenciador de dispositivos, contudo, a opção de rastreio encontra-se ativa como padrão.

Dessa maneira, o Google Gerenciador de dispositivos é substituído pelo ‘Buscar meu Iphone’. Sendo necessário somente os dados da conta iCloud. Feito login, é possível rastrear o aparelho em questão de segundos.

Feito login no iCloud clicando neste link. Basta selecionar o dispositivo em questão e clicar em Buscar Iphone. Embora nem sempre esteja sendo possível visualizar o rastreamento em tempo real, existe a possibilidade de visualizar última localização do aparelho.

Como ativar? 

É necessário acessar as configurações do iPhone e clicar em Ajustes. E então, seguir os passos descritos no tópico anterior. Indo até ‘buscar iphone’ e selecionando a opção de ativar rastreamento automático.

omo rastrear qualquer celular

Como realizar bloqueio?

É necessário ter consigo os dados de IMEI do celular. Isto é, o número único de cada celular. Então, o usuário deverá entrar em contato com a operadora em questão e solicitar o bloqueio mediante apresentação de B.O e dados pessoais. O dispositivo irá entrar na blacklist da operadora, tornando-se inutilizável para realizar algumas operações. 

A maneira mais segura e eficaz é estar com todas as opções de rastreamento ativas! É rápido, grátis e fácil e pode poupar uma grande dor de cabeça!