O que é tela de retina? Como identificar e benefícios

O que é tela de retina? Como identificar e benefícios

26 de julho de 2021 0 Por João Pedro Rodrigues

O que é tela de retina é uma pergunta cujo tem por origem, a marca Apple. Isto é, porque não existe uma definição própria, tendo sido oficialmente patenteada pela empresa. Embora tenha sido um nome originado a fim de evitar cópias, existe uma grande diferença entre tela de retina e sem retina. 

A priori, é possível identificar a olho nu. Trazendo para o usuário inúmeros benefícios estéticos e até mesmo óticos. Neste artigo iremos ver todos os benefícios da tela de retina e o passo a passo de como identificar. 

O que é? 

A tela de retina é um display criado pela Apple. Cujo possui como diferencial próprio uma alta qualidade de imagem e nitidez impecável. Fazendo com que o usuário identifique a olho nu a real divergência entre uma tela de retina e sem retina.

Durante o uso do termo ‘sem retina’, é possível entender sem a tecnologia ‘retina display’ da Apple. Dessa maneira, a tela de retina torna a reprodução de imagens suaves na tela e tira grande parte das irregularidades. 

Não é exclusividade da Apple

É válido ressaltar que embora a tela de retina tenha sido patenteada pela Apple, ela só possui autoria do nome. Outros possuem tecnologias semelhantes, contudo, com nomes divergentes.

Dessa maneira, muitos usuários acreditam se tratar de tecnologias diferentes. Contudo, não é correta tal afirmação

Como funciona?

A tela de retina funciona como um auxiliador na reprodução da imagem. Nem toda tela da Apple é de retina, pois é necessário estar enquadrado em dois aspectos: distância focal da visão do usuário e densidade de pixels. Dessa maneira, estando dentro desses dois atributos é que um display pode ser considerado como com retina.

Distância focal e PPI

A distância focal consiste na distância que o usuário encontra-se do display. Isto é, ao utilizar smartphones, os usuários deixam os display mais próximos. Enquanto um notebook, face mais distante.

Sendo necessário entender que a principal característica da tela de retina é a incapacidade do usuário visualizar ou diferenciar os pixels O fator densidade de pixels, pode ser classificado através da PPI, isto é, pixels por polegada. Dessa maneira, consiste na quantidade de pixels contidos em cada polegada da tela.

Através disso, é notório perceber que quão maior for a DPI, maior será a resolução e qualidade da imagem. Tornando-as mais suaves e nítidas.

tela de retina

Benefícios

A tela de retina da Apple está presente na maioria dos dispositivos da marca. Como por exemplo: Iphone 11 Pro, XR, 8, 7 e 6. Tendo inúmeros benefícios, sendo um deles os princípios óticos, cujo permitem o usuário observar e classificar melhor os detalhes presentes no display.

Outros dispositivos da marca, como por exemplo, os Smartwatch e MacBooks também possuem a tecnologia. Sendo possível analisar e observar imagens por um maior período de tempo sem cansar a visão humana; excelente para usuários de óculos ou lentes. 

Dessa maneira, a tela de retina nada mais é do que um tipo de display cujo possui determinadas características e teve o nome patenteado pela Apple, a fim de evitar possíveis cópias e fraudes.