Como calibrar bateria do celular e obter máximo desempenho?

Como calibrar bateria do celular e obter máximo desempenho?

4 de julho de 2021 0 Por João Pedro Rodrigues

Existem diversas técnicas de como calibrar a bateria do celular, mas nem todas são tão confiáveis, pois muitas delas necessitam de acesso root. Neste artigo vamos falar um pouco sobre as técnicas saudáveis de calibragem de bateria e entender o porquê é tão necessário.

Primeiramente, é importante ressaltar que se faz necessário a calibragem da bateria desde o momento que você nota um déficit no indicador de nível da bateria; desligando ou parando a carga antes do tempo esperado. 

Por que é necessário calibrar a bateria do celular?

Após algum tempo de uso, a bateria apresenta falhas em seu sistema de indicação de carga, em razão da constante desconexão. Poucos usuários têm o hábito de deixar o celular carregar ou descarregar por completo.

Isso, a longo prazo, prejudica a bateria. Principalmente a dos modelos um pouco mais antigos, que apresentam bateria de níquel. Fazendo com que o sistema fique ‘confuso’ para reconhecer quando ela está cheia ou vazia.

É necessário calibrar a bateria a fim do sistema restaurar as informações do que é cheio ou vazio; arrumando assim a medição e dados enviados do hardware ao software;

Como calibrar bateria do celular

É seguro? 

Enquanto o usuário seguir a linha do censo, é seguro! Algumas técnicas consistem em deixar o celular por algum tempo na tomada, e em alguns modelos isso é um pouco arriscado.

Além disso, outras técnicas exigem que o usuário tenha acesso root dentro do sistema. Caso o acesso do super usuário seja realizado de maneira equivocada, pode vir a prejudicar o aparelho.

De resto, é seguro! Confira a dica a seguir e aprenda de uma vez por todas como calibrar a bateria do celular e obter seu máximo desempenho.

Como calibrar bateria do celular que ta viciado

Como calibrar a bateria do celular?

A técnica mais utilizada para calibrar a bateria do celular é bem simples de ser realizada, e consiste numa oscilação entre os ciclos de carga, entenda;

  • O usuário irá deixar o aparelho chegar aos 100% de carregamento; ou seja, teoricamente, completar a bateria de carga.
  • Logo após, irá deixar mais 60 minutos na tomada.
  • Então, deverá retirar da tomada e utilizá-lo até desligar parcialmente por falta de carga.
  • E então, carregue-o novamente até atingir a carga máxima e retire-o

Dica: para acelerar o processo, ponha um vídeo no YouTube e deixe o celular com brilho máximo, e deixe rodando; a fim de descarregá-lo mais rapidamente e concluir os passos acima

Recomendações finais

Embora o processo acima seja bastante utilizado e seguro, não é recomendado que seja realizado com constância. Após determinado período, a bateria irá perdendo sua qualidade, e isso não tem muito o que ser feito. E cada novo processo de calibragem irá proporcionar a redução de sua capacidade de carga. 

O ideal é que seja realizado a cada três ou seis meses; e sempre optar por deixar o celular carregando até chegar aos 100%; e em geral, não é recomendável pôr o celular na tomada somente após descarregar completamente. O recomendado é pô-lo com aproximadamente 10% e retirar ao término da carga. 

Seguindo as dicas acima, não somente a bateria será calibrada como sua vida útil irá aumentar bastante!