Celular parou de reconhecer chip, o que fazer?

Celular parou de reconhecer chip, o que fazer?

14 de agosto de 2021 0 Por João Pedro Rodrigues

Na maioria dos casos, quando o usuário entrega os pontos e pesquisa “Celular parou de reconhecer chip, o que fazer?” A primeira coisa que ele tem em mente é que seja algum problema técnico no aparelho, isto é, algum defeito na placa ou na bandeja do chip.

É válido ressaltar que os procedimentos abaixo podem ser realizados por qualquer pessoa. Porém, caso o problema não seja resolvido, é recomendado que leve o aparelho para assistência técnica mais próxima. 

Portanto, neste artigo vamos desmistificar isso e apresentar inúmeras opções para solucionar esse problema.

1. Reinicie o aparelho

O primeiro passo a ser realizado é partindo dos problemas mais simples. Muita das vezes que o celular não reconhece o chip, é em razão de um bug no sistema operacional, que pode ser resolvido com uma simples reinicialização do aparelho. É válido ressaltar que reinicializar o aparelho resolve não somente esse como inúmeros outros problemas. 

Existem conflitos que ocasionam perda de área do chip, e então, após reinicializar o aparelho restaura as configurações padrão e recupera a área do dispositivo. Entretanto, caso esse passo mais simples não funcione, é necessário realizar uma análise mais profunda na causa do problema.

2. Bandeja do chip

Em razão da correria do cotidiano, por vezes o celular pode cair ou ser agitado com bastante força. E isso pode ocasionar que a bandeja e até mesmo o próprio chip se locomova de lugar. Dessa maneira, o próximo passo a ser verificado é se a bandeja e o próprio chip estão encaixados corretamente no dispositivo móvel.

É válido ressaltar que existem diferentes tamanhos de SIM Card, portanto, os micro SIM, possuem facilidade para perderem o encaixe, sendo necessário, uma intervenção manual a fim de corrigir o erro.

Portanto, durante a compra do chip e o encaixe, verifique se é totalmente compatível. E se é responsivo ou não com o aparelho. Sendo necessário estar totalmente encaixado, sem lacunas.

E por fim, no momento do recorte para encaixe do chip, é necessário verificar se não danificou o cartão SIM, estragando os conectores e tornando-o inutilizável.

Celular parou de reconhecer chip

3. Bloqueio de CHIP e IMEI

Às vezes o chip do usuário poderá ser bloqueado e sequer receber notificação por isso. O motivo pode ser diversos, seja por falta de pagamentos ou suspeitas de atividades incomuns. Dessa maneira, caso suspeite de um bloqueio do chip, é necessário entrar em contato com a operadora, a fim de solucionar o problema.

Em alguns casos, o IMEI do dispositivo pode estar bloqueado. É possível verificar isso clicando neste link e acesse o site de consulta de aparelhos impedidos. E então, realizar a consulta do IMEI e verificar a situação.

Celular parou de reconhecer chip, o que fazer?

Portanto, caso os métodos acima não tenham resolvido o problema, é necessário levar o dispositivo para uma autorizada. A fim de realizar uma análise mais profunda e evitar possíveis danos a mais no aparelho.

Todo o processo acima pode ser realizado a qualquer momento e não possui qualquer risco de danos. Entretanto, é sempre bom realizá-los com atenção e por pessoas especializadas.