Celular molhou e não liga mais? Inúmeras ocasiões podem promover esse acontecimento. Seja uma chuva forte ou descuido no vaso sanitário. De acordo com a profundidade, os métodos podem ou não serem úteis. Nunca é bom molhar o celular, e quando ele não liga, nem sempre é um mau sinal.
Veja neste artigo o passo a passo de como proceder quando o celular molhar e não ligar mais; confira
Celular molhou e não liga mais?
Durante o cotidiano inúmeros acontecimentos podem promover esse pequeno acidente. Contudo, é válido ressaltar que isso não significa perda parcial do celular ou arquivos nele presentes.
O ideal é evitar que isso ocorra, mas pós ocorrido, o jeito é correr atrás do prejuízo e resgatá-lo o mais rápido possível. Então, lá vai a dica número 1.
Remova o aparelho da água
O primeiro passo para quando o celular molhou e não liga mais, é retirá-lo da água o mais rápido possível. E isto é válido não somente para celulares, mas para qualquer aparelho eletrônico.
Logo após resgatá-lo da água, é necessário secá-lo, com toalha ou papel. A fim de remover o máximo possível de umidade do dispositivo.
Não ligue o aparelho
Em seguida, o usuário através do impulso, irá tentar ligar o celular molhou e não liga mais. Contudo, essa atitude não deve ser realizada. Pois pode gerar um curto na placa e danificar permanentemente o aparelho.
Nestes casos, o ideal é deixar o aparelho da mesma maneira. E então, prosseguir os seguintes passos antes de tentar ligá-lo novamente.
Retire os itens
Para secar o mais rápido possível, é recomendado retirar todos os itens do celular. Seja bateria, cartões de memória e chips. A fim de retirar o máximo possível de água infiltrada.
Logo após a remoção total, é válido retirar parte da água com aspirador ou batendo levemente o celular em uma superfície macia, a fim de expurgar um pouco da água.
Processos finais
Existem técnicas utilizadas para remover totalmente a água do celular que molhou e não liga mais. Sendo o primeiro deles, colocá-lo dentro de um recipiente com arroz. E logo em seguida, pôr o recipiente no sol.
Inúmeros testes foram realizados e comprovam a veracidade do método. O arroz consegue absorver a água presente dentro do dispositivo.
Conclusão
Logo após realizar todos os passos acima, e ter certeza de que praticamente toda umidade foi removida do aparelho, é hora de testar se o aparelho que molhou voltou a ligar novamente. É válido ressaltar que outros métodos são válidos, tal como o uso exclusivo de produtos próprios para secar ambientes ou itens.
Caso através dos métodos acima o aparelho não ligue, é necessário levá-lo até uma assistência técnica. Tudo depende do tipo de aparelho e de como ocorreu todo esse processo. Tal como a quantidade de tempo que passou sob a água.
Portanto, o melhor é evitar esse tipo de acidente! Na maioria dos casos as dicas acima são suficientes para recuperar o aparelho ou pelo menos os dados nele presentes, porém, cada caso é um caso. Não espere o pior!