Os Principais Avanços Tecnológicos na Mobilidade Urbana

Novas soluções prometem reduzir problemas comuns em polos urbanos e aumentar a qualidade de vida das pessoas.

Mobilidade urbana é um problema complexo e cada vez mais debatido mundo afora, afinal também implica em questões ambientais graves. A falta de infraestrutura e planejamento das grandes cidades resulta em congestionamentos pesados, dificuldades de deslocamento, segurança precária no trânsito e, devido ao excesso de veículos nas ruas, mais gases poluentes sendo emitidos na atmosfera de forma constante.

A tecnologia vem sendo a grande aposta para superar esses desafios e melhorar a gestão de mobilidade urbana. Diversas soluções tecnológicas estão sendo desenvolvidas e aprimoradas, buscando sempre promover resultados mais imediatos, que não dependam tanto de mudanças na infraestrutura (o que já exigiria mais tempo de planejamento e execução).

Conheça quais são os principais avanços relacionados que já estão em circulação em algumas cidades:

Bilhetes eletrônicos

app modabilidade urbana

Uma das principais medidas para tentar desafogar o trânsito de uma cidade é incentivar seus habitantes a andarem mais de transporte público, ao invés de usar seu veículo pessoal todos os dias. Contudo, a baixa qualidade dos serviços oferecidos e a falta de praticidade na bilhetagem são alguns dos principais obstáculos que prejudicam essa alternativa.

Para atrair mais pessoas ao transporte público, alguns polos urbanos vêm adotando bilhetes eletrônicos como passagem, como é o caso da capital de São Paulo. Trata-se de um cartão que integra todas as modalidades de transporte (ônibus, metrô, trem, etc.) e dispensa o uso de dinheiro físico, podendo ser recarregado por aplicativo e servindo até como cartão de crédito. A praticidade do serviço acaba tornando essa opção mais conveniente.

Acessibilidade multimodal

Os aplicativos de smartphone vêm sendo muito explorados nesse processo. Além da possibilidade de usá-los para comprar bilhetes ou carregar um cartão de transporte, alguns lugares do mundo já estão estudando a possibilidade de oferecer uma ferramenta ainda mais completa nesse quesito.

Trata-se de apps que unificam todas as informações de qualquer tipo de transporte da cidade em um único lugar, incluindo até os mais alternativos, como táxis e bicicletas. Além de comprar seus bilhetes, o cidadão também pode checar as rotas de cada linha de ônibus e conferir quais as melhores opções para chegar ao seu destino, incluindo todos os tipos de transportes oferecidos. Seria um app definitivo para a mobilidade urbana local.

Adaptação a adversidades

motorista de aplicativo

Ainda no contexto de apps, hoje em dia já existem alguns aplicativos de GPS que utilizam informações em tempo real para calcular rotas, muitas vezes sendo algo colaborativo entre os usuários. Essa é uma tendência que também deve ser explorada nas ferramentas disponibilizadas pelos governos, garantindo que as pessoas consigam ter acesso aos melhores caminhos em casos de acidentes, manifestações populares ou qualquer tipo de adversidade. São esses pequenos detalhes que garantem um serviço público satisfatório. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima