Celulares e Console

Memória RAM: qual a quantidade ideal para um celular?

O termo Memória RAM é bastante popular em meio aos computadores, mas com o advento da tecnologia o termo foi popularmente espalhado também através dos dispositivos móveis. Isto é, na época dos Nokia, ninguém falava ‘ele possui x quantidade de memória RAM’. E na verdade, hoje em dia também não é falado, geralmente os anúncios põe os valores e não explicam o que de fato significam. Veja neste artigo o que é memória RAM e tudo o que você precisa saber sobre.

Memória RAM
Memória RAM

O que é memória RAM?

O termo Memória RAM é definido do Inglês, que soa algo como Random Acess Memory, ou simplesmente, a Memória de Acesso Aleatório. Serve para guardar informações de maneira não permanente, apenas temporária.

E isso auxilia na velocidade do dispositivo, seja um computador ou um dispositivo móvel. Fazendo com que o processador do dispositivo tenha acesso de imediato as informações que buscam obter.

Quão maior a quantidade de memória RAM, maior será a eficiência do dispositivo. Os jogos e aplicativos são carregados na memória RAM, e por isso, celulares com pouca memória irão sofrer um pouco para iniciar jogos pesados.

Muitos confundem o termo Memória RAM com o armazenamento interno. A memória de armazenamento é a quantidade de espaço disponível no dispositivo para guardar arquivos; em contrapartida, a memória RAM é a quantidade disponível para guardar informações temporárias.

Qual a quantidade de memória RAM ideal para o celular?

Depende bastante do perfil de usuário, mas levando em consideração a grande maioria dos aplicativos atuais; é recomendado que o dispositivo tenha no mínimo 3 GB de memória RAM; para obter uma boa performance; e nesses casos, existem bons modelos de dispositivos por um excelente custo-benefício.

Portanto, para evitar dores de cabeça é recomendado ter no mínimo 3 GB de RAM no dispositivo; nos anúncios geralmente vem o nome do dispositivo mais os seguintes termos: 3 + 64GB. O menor termo equivale a memória RAM e o maior ao armazenamento interno.

Desse modo, podemos ler a frase acima como 3 GB de memória RAM + 64 GB de armazenamento interno. Um celular com apenas 2 GB de RAM irá sofrer um pouco para rodar alguns aplicativos.

Como descobrir a quantidade de memória RAM do celular?

Para descobrir existem duas maneiras, a mais fácil é pesquisando o modelo do dispositivo na Internet e colocar ao lado + ficha técnica. E então, ir no site e verificar as informações detalhadas acerca do hardware do dispositivo.

Outro modo é ir em configurações, sistema, sobre o dispositivo, informações do hardware e verificar a quantidade de memória RAM. Todo o procedimento é simples e padronizado na maioria dos aplicativos.

João Pedro Rodrigues

Dono e escritor do site imobys.com, estudante de ciência da computação e apaixonado por programação e tecnologia. Dono do websites e Aplicativos

Você pode gostar também

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button