Melhores aplicativos para verificar tempo de aposentadoria

aposentadoria aplicativo

As regras da aposentadoria podem ser muito complicadas de serem entendidas sem ajuda. Geralmente, a gente sabe que é possível parar de trabalhar ao atingir determinada idade e que precisa ter contribuído mensalmente para o benefício. Mas, na hora de fazer o cálculo, o melhor é recorrer ao aplicativo Meu INSS para simular a aposentadoria.

Depois da Reforma da Previdência, existem quatro tipos de aposentadoria vigentes. Veja abaixo quais são elas:

Aposentadoria por idade

A aposentadoria por idade é destinada a pessoas que atingiram a idade mínima exigida pelo INSS. Antes da reforma, essa idade era de 60 anos para mulheres e 65 anos para homens. Agora, a idade mínima para homens e mulheres está progredindo gradualmente até chegar a 62 anos para mulheres em 2023 e 65 anos para homens em 2026.

Aposentadoria por tempo de contribuição – Pontos

Melhores aplicativos para verificar tempo de aposentadoria

A aposentadoria por tempo de contribuição – pontos é calculada com base em dois critérios: idade e tempo de contribuição. Antes da reforma, era possível se aposentar quando a soma dos dois atingisse 86 para mulheres e 96 para homens. Com as mudanças, essa soma está aumentando a cada ano, com previsão de chegar a 100 pontos para mulheres em 2033 e 105 pontos para homens em 2028.

Aposentadoria especial

A aposentadoria especial é destinada a trabalhadores expostos a condições prejudiciais à saúde ou à integridade física. Esses trabalhadores podem se aposentar com menos tempo de contribuição, dependendo do grau de exposição aos agentes nocivos. Além disso, a idade mínima para aposentadoria especial também foi alterada pela reforma. Antes, não existia idade mínima, mas agora é exigido um tempo mínimo de contribuição de 15, 20 ou 25 anos, dependendo do agente nocivo.

Aposentadoria por invalidez

A aposentadoria por invalidez é destinada a pessoas que se encontram completamente incapazes de trabalhar, de forma temporária ou permanente, devido a problemas de saúde ou acidentes. Para se beneficiar desse tipo de aposentadoria, é necessário passar por uma perícia médica do INSS para comprovar a incapacidade laboral.

Com exceção da aposentadoria por invalidez, você pode verificar sua situação no site ou aplicativo do INSS. Confira como a seguir.

Meu INSS: como simular a aposentadoria

A melhor forma de simular a aposentadoria é pelo site ou aplicativo Meu INSS. A seguir, explicaremos o passo a passo para você consultar quando terá direito ao benefício.

Pelo celular

Tempo necessário: 3 minutos.

  1. Baixe o aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS.
  2. Abra o aplicativo e toque em “Entrar com gov.br”. Na próxima janela, informe seu CPF e senha.
  3. Caso você não tenha uma conta GOV, aprenda neste outro tutorial como criar seu login e senha na plataforma.
  4. Primeiro, toque no menu sanduíche no topo da tela. Depois, selecione “Simular Aposentadoria”.
  5. No topo da janela, você verá suas informações pessoais e quanto tempo de contribuição foi computado.
  6. Deslize a tela para baixo até o campo “Regras de transição”. Agora, aperte na flecha do lado do item que deseja consultar.
  7. Agora, veja as informações sobre carência, idade e tempo de contribuição.
  8. Para salvar as informações, toque em “Baixar PDF”.

Ao seguir esses passos, você poderá obter uma simulação de aposentadoria, entendendo melhor qual é o tempo que falta para se aposentar.

Aplicativo iPIS

Você tambem consegue realizar o calculo com base dos anos trabalhado e contribuido através do aplicativo iPIS, onde também possui calculo de FGTS, seguro desemprego e calendários de pagamentos úteis, para baixar é simples pois está disponível na Google play.

Lembre-se de que a simulação é apenas uma estimativa e as regras de aposentadoria podem mudar com o tempo. Portanto, sempre é importante consultar as informações atualizadas no site ou aplicativo do INSS.

Rolar para cima