Quando o assunto é dispositivos de automação, decidir entre Alexa vs Google Assistente torna-se uma difícil escolha. Ambos modelos são referências no mercado e possuem grande índice de aceitação do público. Através dos dispositivos de assistência virtual, é possível realizar inúmeras ações; de um simples agendamento de alarme à automatização parcial da casa.
Portanto, neste artigo será pontuado alguns pontos adjacentes entre ambos modelos; ajudando o usuário a decidir para qual dos dois será dado o “Ok”, Alexa vs Google Assistente!
Alexia vs Google Assistente
Google Assistente e Alexa, são respectivamente, o nome dos assistentes das caixinhas de som inteligentes da Google e Amazon. Através de conexões internas (Wi-Fi/Bluetooth) é possível realizar inúmeras ações via comando de voz. “Ok, Google” e “Alexa” são os comandos de ação de cada caixinha, e então, partindo disso, grandes coisas podem ser realizadas!
Veja abaixo os pontos positivos e negativos de ambos.
Alexia
Alexia é o assistente virtual embutido na caixinha de som inteligente da Amazon, Echo Dot. É possível encontrá-lo por menos de R$ 300 e com frete gratuito incluso diretamente do site oficial da empresa.
Entretanto, existem outros modelos mais sofisticados e com mais recursos, contudo, os mais básicos possuem inúmeras opções e possibilidades de automação.
Ainda não possui uma alexa? Quer comprar com um desconto exclusivo? Veja a oferta no Link parceiro do Imobys aqui.
Design
O design talvez não seja um ponto relevante para muitos, a fim de decidir entre Alexia vs Google Assistente, contudo, os modelos disponibilizados pela Amazon possuem revestimento em tecido e portáteis, de fácil manuseio.
Possuindo cores minimalistas e um círculo iluminado que reveste todo o corpo do Echo dot, possibilitando sua identificação durante seu uso; estando disponível nas cores cinza, preto e branco.
Mídia
Echo Dot reproduz som e vídeo. As músicas são reproduzidas pelo serviço oficial da própria Amazon, e possui outras fontes de reprodução inclusas; até mesmo iTunes. O ponto negativo é acerca da reprodução de vídeos, que é bastante limitada.
Sendo possível reproduzir imagens através de dispositivos que possuem Fire Tv incluso ou por intermédio do serviço oficial da Amazon;
Automação
Em razão de mais tempo de mercado, a Amazon ganha em compatibilidade; possuindo aderência a mais de 80 mil dispositivos; dentre câmeras, luzes inteligentes, alto-falantes e muito mais!
Sendo bastante interativa com os usuários e sempre proporcionando as melhores respostas e funcionalidades para seus usuários.
Google Assistente
O Google Assistente é o assistente virtual incluso nas caixinhas de som da Google, Nest Mini. Através de um simples “Ok, Google”, é possível descobrir um mundo inteiro! Sendo possível encontrá-lo por menos de R$ 200 em seus modelos mais básicos.
Design
Também revestida de tecido, o Nest Mini possui revestimento em itens recicláveis; ou seja, é oriundo de fontes sustentáveis; sendo um peso para amantes da natureza e de pessoas que prezam pelo meio ambiente;
Entretanto, possui iluminação mais fraca e menos perceptível em alguns ambientes; com cores mais fortes; está disponível na cor branco, preto, azul celeste e coral. É minimalista, sofisticado e de fácil carregamento; sendo possível locomover com facilidade entre os cômodos da residência.
Mídia
O ponto forte do Nest Mini é sua capacidade de reprodução de mídia, estando vinculado a serviços populares de mídia para reprodução; tal como YouTube e Google Play Music. Sendo possível escutar músicas com grande qualidade e proporção.
É compatível com dispositivos de reprodução, tal como Chromecast, bastante popular. Sem contar com compatibilidade entre dispositivos da Apple.
Automação
Através do Nest, é possível automatizar a casa vinculando-o a luzes, tomadas e diversos outros periféricos inteligentes. Embora tenha uma redução enorme no quesito compatibilidade, ainda é uma excelente opção e encontra-se com ‘skills’ das melhores marcas do mercado.
Possuindo um excelente tempo de resposta; é possível interagir e obter respostas diretas e objetivas através do Google Assistente; através da gama de informações disponibilizadas pelos órgãos de busca da plataforma.
Conclusão
Portanto, escolher entre Alexia vs Google Assistente é uma opção difícil; ambos possuem seus pontos positivos e negativos. Entretanto, o Google Assistente é mais focado na reprodução de multimídias e agilidade operacional;
Em contrapartida, caso o usuário pretenda além disso, ter processos automatizados na residência, é a melhor escolha! Os dois possuem preços semelhantes e excelente custo-benefício!