Alexa vs Google Assistente: qual assistente virtual escolher?

22 de setembro de 2021 0 Por João Pedro Rodrigues

Quando o assunto é dispositivos de automação, decidir entre Alexa vs Google Assistente torna-se uma difícil escolha. Ambos modelos são referências no mercado e possuem grande índice de aceitação do público. Através dos dispositivos de assistência virtual, é possível realizar inúmeras ações; de um simples agendamento de alarme à automatização parcial da casa. 

Portanto, neste artigo será pontuado alguns pontos adjacentes entre ambos modelos; ajudando o usuário a decidir para qual dos dois será dado o “Ok”, Alexa vs Google Assistente!

Alexia vs Google Assistente

Google Assistente e Alexa, são respectivamente, o nome dos assistentes das caixinhas de som inteligentes da Google e Amazon. Através de conexões internas (Wi-Fi/Bluetooth) é possível realizar inúmeras ações via comando de voz.  “Ok, Google” e “Alexa” são os comandos de ação de cada caixinha, e então, partindo disso, grandes coisas podem ser realizadas!

Veja abaixo os pontos positivos e negativos de ambos. 

Alexia

Alexia é o assistente virtual embutido na caixinha de som inteligente da Amazon, Echo Dot. É possível encontrá-lo por menos de R$ 300 e com frete gratuito incluso diretamente do site oficial da empresa.

Entretanto, existem outros modelos mais sofisticados e com mais recursos, contudo, os mais básicos possuem inúmeras opções e possibilidades de automação.

Design

O design talvez não seja um ponto relevante para muitos, a fim de decidir entre Alexia vs Google Assistente, contudo, os modelos disponibilizados pela Amazon possuem revestimento em tecido e portáteis, de fácil manuseio.

Possuindo cores minimalistas e um círculo iluminado que reveste todo o corpo do Echo dot, possibilitando sua identificação durante seu uso; estando disponível nas cores cinza, preto e branco.

Mídia

Echo Dot reproduz som e vídeo. As músicas são reproduzidas pelo serviço oficial da própria Amazon, e possui outras fontes de reprodução inclusas; até mesmo iTunes. O ponto negativo é acerca da reprodução de vídeos, que é bastante limitada.

Sendo possível reproduzir imagens através de dispositivos que possuem Fire Tv incluso ou por intermédio do serviço oficial da Amazon;

Automação

Em razão de mais tempo de mercado, a Amazon ganha em compatibilidade; possuindo aderência a mais de 80 mil dispositivos; dentre câmeras, luzes inteligentes, alto-falantes e muito mais!

Sendo bastante interativa com os usuários e sempre proporcionando as melhores respostas e funcionalidades para seus usuários.

Google Assistente

O Google Assistente é o assistente virtual incluso nas caixinhas de som da Google, Nest Mini. Através de um simples “Ok, Google”, é possível descobrir um mundo inteiro! Sendo possível encontrá-lo por menos de R$ 200 em seus modelos mais básicos.

Design

Também revestida de tecido, o Nest Mini possui revestimento em itens recicláveis; ou seja, é oriundo de fontes sustentáveis; sendo um peso para amantes da natureza e de pessoas que prezam pelo meio ambiente;

Entretanto, possui iluminação mais fraca e menos perceptível em alguns ambientes; com cores mais fortes; está disponível na cor branco, preto, azul celeste e coral. É minimalista, sofisticado e de fácil carregamento; sendo possível locomover com facilidade entre os cômodos da residência.

Mídia

O ponto forte do Nest Mini é sua capacidade de reprodução de mídia, estando vinculado a serviços populares de mídia para reprodução; tal como YouTube e Google Play Music. Sendo possível escutar músicas com grande qualidade e proporção.

É compatível com dispositivos de reprodução, tal como Chromecast, bastante popular. Sem contar com compatibilidade entre dispositivos da Apple.

Automação

Através do Nest, é possível automatizar a casa vinculando-o a luzes, tomadas e diversos outros periféricos inteligentes. Embora tenha uma redução enorme no quesito compatibilidade, ainda é uma excelente opção e encontra-se com ‘skills’ das melhores marcas do mercado.

Possuindo um excelente tempo de resposta; é possível interagir e obter respostas diretas e objetivas através do Google Assistente; através da gama de informações disponibilizadas pelos órgãos de busca da plataforma.

Conclusão

Portanto, escolher entre Alexia vs Google Assistente é uma opção difícil; ambos possuem seus pontos positivos e negativos. Entretanto, o Google Assistente é mais focado na reprodução de multimídias e agilidade operacional;

Em contrapartida, caso o usuário pretenda além disso, ter processos automatizados na residência, é a melhor escolha! Os dois possuem preços semelhantes e excelente custo-benefício!